Como foi criado o marinheiro Popeye

quarta-feira, 9 de outubro de 2019



Hoje o vida de marujo vai falar do personagem que no ano de 2002 ficou na vigésima posição da lista "50 grandes personagens dos desenhos animados de todos os tempos. Ele participou da infância de muita gente e sempre será o nosso eterno marinheiro Popeye.

Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, na tira de jornal Thimble Theatre, em 1933, foi adaptado em uma série de curta-metragens de animação pela Fleischer Studios e posteriormente pelo Famous Studios para Paramount Pictures que durou até 1957. Estes curtas são agora propriedade da Turner Entertainment, uma subsidiária da Time Warner, e são distribuídos pela sua empresa irmã, a Warner Bros. Entertainment.

O criador de Popeye, Elzie Segar contou, anos depois, que a inspiração para o personagem, veio de um homem que ele conheceu quando criança, em Chester, Illinois, chamado Frank "Rocky" Fiegel. Aposentado, Frank era pago para manter limpo o bar local. Vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e mentia muito. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. Suas histórias e a maneira de proceder mexeram com a imaginação do garoto Elzie que, quando teve oportunidade, colocou Fiegel em cena, transfigurado em Popeye. 

 
Verdadeiro Popeye (Frank Fiegel)

Dudu e Olívia também foram baseados em pessoas reais que Elzie Segar conheceu. O Dudu foi inspirado em "J. William Schuchert". Ele lembrava fisicamente o personagem, e também tinha um gosto por hambúrgueres. Olívia Palito foi inspirada em "Dora Paskel". Ela era a dona de um armazém geral em Chester. Ela era alta, magra e usava o cabelo bem enrolado em um "coque". Ela também é descrita a se vestir da mesma forma que Olívia, usando sapatos de botões que eram populares naquela época.

No entanto Segar não pode aproveitar muito o sucesso de seu personagem, pois ele morreu em 13 de outubro de 1938, aos 43 anos de idade, vítima de leucemia. Doc Winner substituí Segar por vários meses, conseguindo se ajustar ao estilo, mas com dificuldades para desenhar Eugene.

Elzie Crisler Segar, criador do marinheiro Popeye


Algumas perguntas que ninguém consegue responder até hoje:

    Na maioria dos episódios, Olívia maltrata, trai e bate no marinheiro. Ainda assim, apesar de não ter nenhum atrativo físico e dos maus modos, porque Popeye insiste na paixão pela personagem?

    Brutus, na maioria das vezes, começa os desenhos como grande amigo de Popeye e no meio do capítulo vira seu inimigo, trai e o ofende. Então, por que Popeye não o risca de sua lista de amigos?

    As deformidades que ele apresenta nos braços seriam tumores? 

Se você souber a resposta de algumas dessas perguntas compartilhe conosco nos comentários. Por hoje é só leitores do vida de marujo, curta nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos. O vida de marujo agradece.
  

                     
           
   



0 comentários:
Postar um comentário